I’m a Cliché

A irreverência do movimento punk dos anos 70 abriu espaço para uma nova estética , que influenciou a moda a fotografia o design e as artes plásticas.

“I am a Cliché-Ecos da estética punk”, exposição que chega ao Brasil depois de grande sucesso na França, trás 150 obras de 12 artistas,entre fotografias, fotocolagens, e instalações relacionados a estética punk.

Entre as obras exibidas no CCBB,Rio de Janeiro,retratos icónicos de uma jovem Patti Smith, Sex Pistols, Sid Vicious, Nico e screen tests com o grupo Velvet Underground, realizados por grandes artistas envolvidos nesse momento histórico ,como Andy Warhol , Robert Mapplethorpe, Dennis Morris, David Wojnarowicz e Bruce Connor.

O título da exposição  emprestado de uma composição da banda X-Ray Spex brinca com a idéia estereotipada que se tem dos punks; o moicano, a jaqueta de couro, o espírito rebelde e as calças surradas. A curadora da mostra Emma lavigne, explica que as artes visuais constituíram uma parte importante do movimento punk e que a estética  ainda hoje é referência constante,para a moda, artes e atitude.

Para colocar o público no clima os espaços são sonorizados com as músicas que tornaram esses jovens rebeldes tão populares.

A exposição fica em cartaz até 2 de outubro,no CCBB, Rio de Janeiro

Deixe um comentário